As pessoas não me dão valor

Você sente que algumas pessoas não te dão valor?
Seja no trabalho, família ou mesmo relacionamento amoroso.
Você sente que ajuda todos, se dedica, mas ninguém percebe ou retribui?
E aí você se sente mal, triste e até mesmo com raiva.

Nossa, como as pessoas são ingratas, né?
Você dá amor, atenção e se dedica, fazendo tudo com muita paciência, e elas ignoram tudo isso ou até mesmo te dão uma resposta negativa.

Preciso te dizer que a verdade provavelmente não deve ser bem essa.
Vou dar algumas razões e talvez você se identifique com uma ou até mesmo com todas elas.
Ter consciência do que falarei abaixo pode te ajudar.

VOCÊ ESTÁ VICIADO NESSA PERCEPÇÃO

Quantas vezes você fica falando para os outros ou para si mesmo que o seu chefe não reconhece o bom trabalho que você faz? Quantas vezes você pensa que sua mãe, seu pai, seu irmão ou seu parceiro não percebem a sua dedicação a eles e que eles não valorizam e somente te criticam?

Quanto mais você fala e pensa nisso, mais seu foco estará nessas críticas e na falta de valorização. A sua forma de perceber e ver o mundo será desta maneira.

E por estar tão viciado em seu próprio vitimismo, você não enxerga os momentos em que as pessoas te elogiam e agradecem, seja com palavras, expressões ou comportamentos. Sua visão está cega para esses momentos positivos. Você fica mais focado em identificar a falta de gratidão dos outros para provar o quanto você é uma pessoa legal, mas os outros que não são.

VOCÊ NÃO VALORIZA OS OUTROS

Você acredita que ajuda muito os outros, mas que eles não valorizam essa sua atitude. E você?

Será que dá valor quando as pessoas te estendem a mão? Quando seu chefe te dá uma boa oportunidade ou desafio no trabalho? Quando algum familiar ou o parceiro te faz algum agrado ou demonstração de carinho? Será que você percebe isso e valoriza o esforço e dedicação da outra pessoa?

Existem pessoas que reclamam da falta de reconhecimento e atenção, mas é exatamente isso que elas fazem com os outros. Não percebem e nem demonstram gratidão pelo que fizeram ou fazem por ela.

Nessa vida os outros e as situações são somente um reflexo de quem nós estamos sendo. Isso parece um pouco filosófico e esotérico (falando de forma pejorativa), mas a ciência já tem explicado tudo isso. Posso falar mais disso em um outro momento, mas faça essa reflexão… Será que a falta de valor por parte dos outros não é espelho do que você faz também?

VOCÊ É CARENTE E EGOÍSTA

Será mesmo que você ajuda por causa dos outros? Ou será que você se dedica e se doa para ser amado de volta?

O amor verdadeiro é incondicional, ou seja, sem condições, sem esperar nada em troca da outra pessoa. Por isso, pare de ficar criando expectativas de que você precisa receber valor dos outros. Isso só revela que você não tem se preenchido com o seu próprio amor e fica buscando isso através da validação de quem está ao seu redor.

Na verdade, você não tem pensado nos outros, mas somente em si mesmo, em preencher o seu ego, se sentir bem e ser uma boa pessoa diante das outras. No fundo, o que é importante é somente o “eu”.

CONCLUSÃO…

as pessoas não me dão valor

Mude sua percepção

Fique atento às demonstrações de valorização por parte das outras pessoas, mesmo que de maneira pequena e discreta. Essas demonstrações de “obrigada” podem vir desde um presente até um simples sorriso de gratidão. Você verá que muitas delas realmente te valorizam e quanto mais você focar nisso, mais situações deste tipo acontecerão em sua vida.

Valorize os outros verdadeiramente

A partir de hoje, você pode começar a reconhecer e agradecer mais a sua mãe, o seu pai, o seu irmão, o seu chefe, os seus amigos, o seu parceiro e qualquer pessoa que encontre no seu dia a dia. Perceba o que eles fazem por você, valide essas atitudes e demonstre sua alegria com isso.

Ame-se

No momento em que você reconhecer o seu verdadeiro valor e se doar de verdade, sem esperar nada em troca, você viverá de forma muito mais leve e sem a necessidade de aprovação dos outros. Isso virá naturalmente, afinal tudo é reflexo de quem somos. Se você se amar de verdade, os outros também te darão mais amor.

Posso ter passado a imagem de ser meio dura com as minhas palavras, mas entenda que escrevo para te ajudar.
Se você quer mudança na sua vida, receba essa mensagem e reflita…

Você pode deixar seu comentário ou me mandar um email também.

Um abraço,
Jéssica

  • Lucy Miwa Sugawara

    Esse assunto é algo que já discuti muito em terapia e estou buscando cada vez mais: o amor próprio e o verdadeiro amor ao próximo, sem interesses. Ao invés de nos vitimizar, podemos ser gratos pelo que nós já temos. Muda realmente a percepção do mundo pra melhor! Obrigada!

    • Oi, Lucy
      Que legal ler o seu depoimento!
      Fico feliz que esteja buscando cada vez mais. O amor verdadeiro é o caminho para a felicidade e um mundo melhor :)
      E com certeza gratidão e se posicionar como protagonista da sua história são ingredientes essenciais para essa jornada.
      Parabéns e um grande beijo <3