Medo de Errar

Quem não tem medo de errar?

Então para início de conversa, dá uma olhada no que Albert Einstein tem a falar sobre errar:

“O único homem que está isento de erro é aquele não arrisca em acertar” – Albert Einstein

Quem não erra é quem não se arrisca, mas também não obtém resultado nenhum.

Assim é importante entender que todo mundo erra. Faz parte.

Mas vamos entender a diferença entre o erro e fracasso

O fracasso é quando você desiste. Quando você desiste do sonho, daquilo que tentou, errou e desistiu quando não alcançou aquilo que queria inicialmente. Isso é fracasso, quando você para no meio do caminho. Ou até pior… fracasso é desistir antes mesmo de dar o primeiro passo!

Por outro lado, errar faz parte do processo. Todo mundo erra, então tome consciência de três pontos importantes:

1 – Tome consciência das suas qualidades e capacidades. Muita gente fica com medo de errar, porque foca naquilo que ainda não é bom, ou que talvez possa errar. Foca no que falta de habilidade, de recurso externo ou algum tipo de conhecimento. É importante focar no que você já tem e fez de bom, isso vai te potencializar e ajudar a enfrentar esse medo de errar.

2 –Errar é aprender. Quando era bebê e começou a andar, você também caiu, mas tentou. Precisou errar para aprender e finalmente atingir o resultado desejado. Talvez você já errou em algum relatório no trabalho para aprender a fazer melhor depois. Muitas pessoas erram nos relacionamentos. Eu mesma errei muito com meus comportamentos e atitudes, mas foi devido a essas experiências que eu aprendi muita coisa. Aprendi o que eu quero em uma relação, aprendi a como ser uma pessoa melhor para o outro e a cada dia estou aprendendo o que é realmente amar. Errar é aprender, é evoluir. Não se permitir errar é se estagnar.

3 – Pessoas de sucesso erram. Às vezes olhamos aquelas pessoas de sucesso nas áreas que desejamos, e achamos que conseguiram realizar tudo na primeira tentativa. Entretanto existem muitas histórias por trás, muitas tentativas e falhas. O que as diferencia da grande maioria é que elas não desistiram, não fracassaram – pararam no meio do caminho – e então alcançaram o que tanto buscavam. Procure pessoas que são exemplos de sucesso para você e entenda a sua história, procure conhecer como elas conseguiram chegar onde estão hoje.

Então são esses três pontos para você enfrentar o medo de errar.

De coração, espero ter te ajudado de alguma maneira!

E se você quer ter inteligência emocional e agir ainda mais na direção dos seus sonhos pessoais e profissionais, conheça o curso oficial do best-seller O Poder da Ação.