Como montar um plano de ação?

Plano de ação: você sabe para que ele serve e como montá-lo?

O plano de ação é uma ferramenta que utilizamos no Coaching e ela é muito poderosa.

Mas antes de entramos no plano de ação, precisamos de algo importantíssimo, que é uma META.

Então, como se monta uma meta?

Pense naquilo que você realmente quer vivenciar, realizar. É importante ela ter o máximo de características possíveis, sendo positivas e que ao se realizar, impacte positivamente outros pilares da vida.

Estipule uma data para essa meta ser cumprida, ela precisa estar dentro do seu controle. Coloque o quanto de características positivas você conseguir, de tal forma que ela forme uma imagem muito mais concreta e palpável para você.

Com base nessa meta, vamos conseguir traçar um plano de ação. Essa ferramenta tem como base algo que é chamado de 5W2Hwhat, when, where, who, why, how e how much.

Primeiro, você tem que listar todas as ações (what), tarefas que devem ser cumpridas para concretizar sua meta, após isso, determine quando (when) você vai realizar cada uma dessas ações, sendo elas datas específicas, com dia, mês e ano que ela tem que acontecer.

O próximo passo é o onde (where) você vai realizar essas ações, se vai ser no seu escritório, na sua casa, em algum cliente. Liste todos os lugares para cada tarefa. Posteriormente, determine quem (who) faz parte dessas ações, se é só você ou se tem mais alguém envolvido.

O passo seguinte é determinar a razão, o porquê (why) que essa ação é importante. Reafirmando o motivo pelo qual você quer realizar a ação, porque vale a pena fazer isso.

Finalizamos aqui os 5W, vamos entrar para os 2H.

Como (how) você vai realizar a ação, e em seguida, o quanto isso vai te custar (how much).

Ao preencher essas sete colunas, você vai visualizar o passo a passo para você conseguir realizar essa meta.

E porque o plano de ação ajuda bastante?

Porque uma meta pode ser a curto, médio ou longo prazo, e ao aplicar essa ferramenta, ela não parece estar tão distante, tornando-a mais palpável. Ou quando temos uma meta grande, podemos destrinchar em passos que tornam mais próximas e realizáveis, dando grande motivação para realizar cada ação.

Após tudo listado, coloque em ordem de quando cada ação será realizada. E uma forma de averiguar cada uma dessas ações, é colocar o status delas, trabalhado com setas, por exemplo:

Seta para baixo ⬇ – a ser realizada

Seta para o lado ➡ – em andamento

Seta para cima ⬆ – concluída

Espero que tenha ajudado de alguma maneira a colocar suas metas em prática!

Coach Fabrício Arakaki

Confirma o vídeo que fiz sobre esse assunto no nosso canal do YouTube!

Participe das aulas do O Poder Transformador do Coaching para Viver o Melhor!