Como aumentar sua autoconfiança

A autoconfiança pode existir em algumas áreas da sua vida, mas em outras, ela pode estar debilitada.

E como saber em que área você precisa aumentar sua autoconfiança?
Basta ver onde você não está tendo os resultados desejados.

Alguns exemplos…

    Quer um parceiro, mas não consegue isso de jeito nenhum?
    Quer um novo emprego, mas está super difícil de encontrar?
    Quer crescer profissionalmente, mas se sente estagnado?

Pois é, então é hora de aumentar sua autoconfiança!

Há um tempo eu fiz a seguinte pergunta na minha timeline do Facebook: “O que faz você confiar em uma pessoa? Quando essa pessoa…

[ Aproveito para agradecer a todos que contribuíram com suas respostas. Foi essencial <3 ]

Essa pergunta se referia a confiarmos nas outras pessoas, mas agora quero trazer a reflexão olhando para nós mesmos afim de elevarmos nossa autoconfiança.

Então se prepare para as dicas abaixo, escolhendo a área que você mais quer melhorar na sua vida neste momento.

Alguns exemplos de áreas da vida:

    Familiar
    Conjugal
    Amigos
    Corpo e Saúde
    Emocional
    Financeira
    Profissional

Ok, agora que você já escolheu seu foco, traga isso para as reflexões abaixo.

DICA #1: FALE FIRME E OLHE NOS OLHOS

Quando você fala firme, você mostra segurança de si mesmo, não somente para os outros, mas principalmente para você.

Se é uma grande dificuldade falar desta forma, treine em casa sozinho, falando de si mesmo, das suas qualidades e das suas conquistas em tom e postura firme.

Além disso, pratique isso olhando nos seus olhos em frente ao espelho. Encare-se, sorria para si mesmo e ame-se através do seu olhar!

Eu costumo passar exercícios de falar em frente ao espelho para os meus clientes, além de eu mesma praticar, e isso tem gerado ótimos resultados para a autoconfiança.

Com a prática em casa, será mais fácil para você fazer isso em uma entrevista de emprego, uma conversa ou uma apresentação.

DICA #2: CONVERSE CONSIGO MESMO E SE CONHEÇA

Costumamos confiar naqueles que conhecemos e com quem conversamos.
E você? O quanto tem conversado consigo mesmo?
Não necessariamente falar em voz alta, mas o quanto você busca se autoconhecer, refletir sobre si mesmo e suas atitudes?

Ou você está fazendo tudo no piloto automático, sem mesmo parar, se questionar e se entender por quais motivos você está agindo de determinada maneira?

Olhe-se com transparência, com coração aberto para se entender e compreender até mesmo seus piores defeitos. Assim você entenderá melhor seus comportamentos, pensamentos e sentimentos, sabendo lidar com eles de forma mais autoconfiante.

Com relação a um novo emprego, o quanto você conhece seus pontos fortes, suas maiores conquistas, suas paixões, seus valores que vão elevar sua autoconfiança e agregar a quem te contratar? Se nem você sabe sobre você e tem confiança de si mesmo, como quer que confiem em você?

DICA #3: SEJA SINCERO, COERENTE E CUMPRA COM O QUE DIZ

Não dá para confiar em alguém que não é sincero, fala abobrinha e não cumpre com o que se comprometeu, certo? A mesma coisa é válida para você.

Se você fica se contando “historinhas”, ou seja, desculpinhas esfarrapadas para não cumprir com o que você se comprometeu, a sua autoconfiança diminui.

Para entender melhor, vou dar um exemplo:

Imagine que você diga para si mesmo: “hoje vou na academia!”. Só que aí você se conta uma historinha de que não vai dar mais tempo de ir, e acaba não indo. Aí no dia seguinte, novamente você se diz que vai na academia, mas começou a chover, então você não vai de novo. No outro dia, você se promete novamente ir malhar, mas lembrou que tem outras coisas para fazer.

Fazendo isso repetidas vezes, sua mente não vai mais acreditar em você. A fala é somente pela fala, pois você já nem acredita verdadeiramente em você sobre cumprir isso.

Então para aumentar sua autoconfiança, seja sincero e coerente consigo mesmo. Pare de contar “historinhas” e cumpra com o que disse! Fazendo isso, você vai ficar muito bem consigo mesmo :)

DICA #4: APRECIE SUA PRÓPRIA COMPANHIA

Concorda que quanto mais tempo e convivência temos com alguém, mais confiamos nela?

Há pessoas que necessitam estar fisicamente a todo momento com alguém, sejam amigos, parceiros amorosos ou família. Elas não conseguem ficar sozinhas.

Então para você elevar sua autoconfiança, separe um tempo para estar com você mesmo. Goste, curta e aprecie esse momento na solitude em sua própria companhia. Você pode fazer isso apreciando uma paisagem, meditando, dançando, etc.

DICA #5: NÃO JULGUE OS OUTROS

Há pessoas que julgam tanto os outros, que acreditam que o mundo inteiro age como elas, e pensam que também estão sendo constantemente julgadas. Isso com certeza diminui a autoconfiança.

Além disso, quem tem esse costume de julgar e criticar acaba exercitando a visão negativa sobre tudo, inclusive sobre ela mesma.

Por fim, existem aquelas pessoas que gostam de julgar os outros e ainda dizem fazer isso, porque elas são muito seguras de si. Isso não é verdade. Essa pessoa pode estar tentando se tornar autoconfiante, mas não é de fato. Quem realmente está bem consigo mesmo – quando a autoconfiança é verdadeira -, não precisa diminuir os outros para se sentir melhor.

Por isso, confie mais e julgue menos.

DICA #6: SEJA GENTIL COM VOCÊ MESMO

Quem não gosta e confia em pessoas empáticas, que sabem compreender, perdoar, que escutam com amor e atenção?

E que tal você trazer essa gentileza e amorosidade para consigo?

Quando você começa a se tratar melhor, com mais paciência, perdão e compreensão, você pára de se condenar e martirizar. Você deixa de dar foco aos seus erros e falhas, e volta seu olhar para se tornar uma pessoa cada vez melhor de forma leve e produtiva.

Ria de si mesmo, ria dos seus próprios erros.

Nessa caminhada com gentiliza própria, sua autoconfiança vai te acompanhando de forma crescente.

DICA #7: ELEVE SUAS ENERGIAS

Quando perguntei sobre confiar nos outros, responderam que isso acontece quando a pessoa transmite uma boa energia.

Agora trazendo a reflexão para nós mesmos, o quanto você tem cuidado das suas energias? O quanto você tem cuidado das suas emoções, ficando boa parte do tempo em níveis de coragem, alegria, amor e paz?

Com certeza, elevar nossas energias aumenta nosso sentimento de autoconfiança, pois estamos com uma atitude mais entusiasmada e feliz diante da vida.

Você pode elevar suas energias de diversas maneiras como dançar, cantar, meditar, fazer atividades físicas, estar em contato com a natureza, sair com amigos energizados e por aí vai!

DICA #8: SIGA SUA INTUIÇÃO

Algumas pessoas simplesmente confiam nos outros seguindo o seu feeling e isso é ótimo!
Mas será que temos coragem para seguir nossa intuição com relação a nós mesmos?

Será que quando a nossa intuição diz para chamarmos aquele cara / aquela mina para sair, seguimos em frente ou, por conta da nossa baixa autoconfiança, ficamos racionalizando tudo para no final não tomar essa atitude?

Não estou falando para nunca ponderarmos as coisas, isso é muito importante também! Mas em certas situações, a racionalização está baseada no medo e acaba abafando a nossa verdadeira intuição que é um instrumento poderoso para tomarmos decisões.

Exercite seguir mais a sua intuição. Quando ela disser “vá lá, confie em você”, vá lá de fato!
O resultado será positivo e você perceberá que pode confiar em si mesmo.

ENFIM…

Acredito que todos, em um aspecto ou outro, em uma proporção maior ou menor, em vários ou alguns momentos da vida, precisam aprimorar sua autoconfiança.

Essas dicas não são as únicas existentes, é possível explorar ainda mais esse tema. Mesmo assim, espero ter te ajudado de alguma forma.

Deixando claro que as coisas funcionam na prática e não somente no conhecimento com a leitura.

Por isso, vá lá e comece a praticar 1, 2, 3 ou todas as dicas!

Também não esqueça de compartilhar com quem pode se beneficiar desse texto que foi feito com muito carinho <3